Grazia
(11) 2446-0239 / 2446-0242
contato@grazia.ind.br
Início Empresa CA Dicas Links Contato
DICAS
Quais são as diferenças entre PFF1, PFF2, PFF3 e PFF2 Carvão ?

PFF: Peça Facial Filtrante, ou seja, o corpo do produto é também o meio filtrante responsável por não deixar os contaminantes do ambiente entrarem em contato com o sistema respiratório do usuário.

Eficiência:

  • PFF1 – Possuem eficiência mínima de 80% (Penetração máxima de 20%);
  • PFF2 – Possuem eficiência mínima de 94% (Penetração máxima de 6%);
  • PFF3 – Possuem eficiência mínima de 99% (Penetração máxima de 1%)

Modelos:

Os respiradores descartáveis são encontrados em diversos formatos, isto é, podem ser semifacial dobráveis, conformadas (tipo concha), painéis ou outros. Importante ressaltar que o formato não influência na eficiência da proteção respiratória, somente gera percepções de conforto ao usuário de acordo com a geometria do rosto e frequência respiratória.

Válvula:

Os respiradores descartáveis podem possuir ou não válvula de exalação. A válvula de exalação serve para facilitar a retirada de ar quente de dentro da máscara proveniente da exalação. Este item não influência no fator de proteção, somente no conforto do usuário principalmente quando estes respiradores são empregados para atividades que exijam grande esforço físico, dessa maneira a troca gasosa se torna mais fácil e a sensação mais agradável.

Importante: Respiradores PFF2(S) ou PFF3(S) quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos NÃO cirúrgicos e em casos que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

PFF1(S)

É indicada para proteção das vias respiratórias contra certas poeiras e/ou névoas não oleosas, que não desprendam gases e/ou vapores tóxicos; fibras têxteis, cimento refinado (Portland®), minério de ferro, minério de carvão, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.); poeiras de lixamento e esmerilhamento; névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), entre outros e em concentrações não superiores a 5 (cinco) vezes o limite de exposição ocupacional (LT ou TLV) e abaixo das  concentrações IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde).

Não utilizar: Para proteção contra amianto (asbesto), sílica e fumos.

PFF2(S) 

É indicada para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas não oleosas, que não emitam gases e/ou vapores; fumos metálicos ou plásticos; sílica, fibras têxteis, cimento refinado (Portland®); minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.); poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves; poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), dentre outros. Recomendada, ainda, para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Deve ser usada mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança e medicina do trabalho e/ou responsável pela empresa.

Não utilizar: Para proteção contra amianto (asbesto)

PFF2(S) Carvão

É indicada para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas não oleosas, que não emitam gases e/ou vapores; fumos metálicos ou plásticos; sílica, fibras têxteis, cimento refinado (Portland®); minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.); poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves; poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado), dentre outros. Indicada também para alívio de odores incômodos provenientes de certos vapores orgânicos em concentrações até o nível de ação (metade do limite de exposição ocupacional – L.T. ou T.L.V.) destes contaminantes. Recomendada, ainda, para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Deve ser usada mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança e medicina do trabalho e/ou responsável pela empresa.

Não utilizar: Para proteção contra amianto (asbesto) 

PFF3(S)

É indicada para proteção das vias respiratórias contra poeiras, tais como asbestos, sílica, processamento de minerais, arsênio, berílio, prata, platina, chumbo, cádmio, algodão e outras névoas não oleosas, fumos metálicos ou plásticos; fibras têxteis, cimento refinado (Portland), minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.); poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves; poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico (com óculos de proteção adequado) ,dentre outros. Poeiras, névoas e fumos contendo materiais radioativos, tais como: urânio e plutônio, que emitem radiação alfa, beta e gama. Recomendada, ainda, para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Deve ser usada mediante o conhecimento e aprovação das áreas de higiene, segurança e medicina do trabalho e/ou responsável pela empresa.

Atenção:

Se o aerossol contiver asbesto abaixo do limite de exposição, deverá ser utilizado, no mínimo, peça semifacial com filtro P2 (ou PFF2). Se a concentração de asbesto for igual ou maior que o limite de exposição, deverá ser selecionado filtro classe P3. Se o aerossol contiver sílica cristalina, deverá ser selecionado, no mínimo, filtro classe P2 (ou PFF2, se FPMR for menor que 10). Para substâncias com limite de exposição menor ou igual a 0,05 mg/m³, usar filtro classe P3 (ou PFF3 se FPMR for menor que 10).

Fonte: Programa de proteção respiratória – Fundacentro – Página 35, notas. 

Se o aerossol for oleoso (proveniente de lubrificantes, fluídos de corte, glicerina, veículos com motor de combustão interna, ar comprimido de compressores lubrificados a óleo etc.), deverá ser selecionado filtro resistente a óleo (ver Anexo 7, item 2.1.2.1). A presença do óleo no ar pode ser determinada pelo método NIOSH 5026 (oil mist, mineral).

Fonte: Programa de proteção respiratória – Fundacentro – Página 35, notas.

LIMITAÇÕES DE USO GERAL (Todos os modelos de PFF)

Não utilizar: Para proteção contra gases e/ou vapores tóxicos, pintura com aplicação por spray, jateamento de areia ou em atmosferas com névoas oleosas em atmosferas com concentração (em volume) de oxigênio abaixo de 18%, em ambientes fechados e sem ventilação, tais como: câmaras, tanques, silos e tubulações ou onde a concentração de oxigênio pode ser menor que 19,5% em volume ou acima de 23%. Em atmosferas explosivas. Quando a concentração do contaminante ultrapassar os valores I.P.V.S. (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde)

INDISPENSÁVEL

Para efetiva proteção respiratória é indispensável a elaboração e do Programa de Proteção Respiratória-PPR da Fundacentro, bem como profundos conhecimento do Livro Manual de Proteção Respiratória.

 

O livro Manual de Proteção Respiratória dos autores Maurício Torloni e Antônio Vladimir Vieira, faz-se de grande importância para a compreensão de todos os mecanismos acerca da respiração, contaminante, meios de contaminação, meios de absorção, toxologia, agentes contaminantes, dose, deficiência de oxigênio, entre outros.

 

 

 

 

Veja mais
» Não adianta usar o respirador se não estiver bem colocado, então confira abaixo a forma correta para colocação.
Certificação Grazia
Pensando sempre na melhoria contínua dos nossos processos e produtos obtivemos a certificação ISO 9001/2015 pelo IFBQ.
Qualidade Grazia
Conheça os produtos e conheça a qualidade de nossos respiradores. Trabalhamos apenas com os melhores fornecedores de tecidos
e materiais do mercado.
Revendedor
Seja um revendedor Grazia. Entre em contato conosco e faça excelentes negócios.

Fale conosco
Responsabilidade Social e Ambiental
Estamos sempre trabalhando em prol da sociedade e do meio ambiente, pensando no futuro de nosso planeta
Dicas
Quais são as diferenças entre PFF1, PFF2, PFF3 e PFF2 Carvão ?
continuar lendo »
Grazia
Links
Grazia  
Grazia  
Grazia  
Grazia  
Grazia  
Grazia  
Grazia
Atendimento
Matriz SP:
Av. Damião Lins Vasconcelos, 1603
Guarulhos - SP
(11) 2446-0239 / 2446-0242
contato@grazia.ind.br
Grazia
Facebook
Conheça nosso
Mascote
Grazia
Grazia   Trabalhe conosco
Grazia   Localização
Facebook Google Plus
Grazia
sites • lojas virtuais • sistemas online